Cervejando – Ambev lança programa gratuito de aceleração de cervejarias artesanais

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Ambev está iniciando um programa de treinamento e mentoria de cervejarias artesanais através de inscrições gratuitas para participação na seleção do projeto. O movimento expande uma atuação que a multinacional já realizava pontualmente através de contato direto com algumas microcervejarias de diferentes locais do país. A atual edição do programa será um piloto do projeto e será realizada na Bahia com apoio do Sebrae.

O programa batizado com o nome Aprimore guarda alguma semelhança com projeto Pitch Slam realizado pela AB InBev, representante do grupo da Ambev no mercado dos EUA, em parceria com a plataforma de mídia de mercado da cerveja Brewbound.

O Aprimore faz parte do Bora, programa de inclusão produtiva da Ambev que prevê impactar 5 milhões de pessoas nos próximos dez anos. Focado nos principais desafios gerenciais enfrentados pelos negócios cervejeiros, uma jornada de aprendizagem foi preparada e será disponibilizada na plataforma da Academia da Cerveja, braço de difusão de conhecimento da gigante.

Os participantes terão acesso a conteúdo e treinamento, com workshops presenciais, numa imersão nos assuntos técnicos e relevantes para o negócio; mentoria e consultoria, visando melhoria de produtividade, gestão e plano de negócios; e conexão com mercado, além de exposição comercial em evento e rodada de negócios e uma visita de benchmark à cervejaria Colorado. E, para as mais engajadas, suporte para inscrição e envio de amostras em competições de cervejas nacionais e internacionais.

Neste piloto, podem se inscrever cervejarias artesanais de todo estado da Bahia devidamente registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com CNPJ e contrato social.

Ao longo dos últimos anos a Ambev iniciou um programa de parcerias de forma pontual chamado de Aceleração de Microcervejarias, com algumas cervejarias artesanais onde parece promover um ambiente de trocas onde oferece conhecimento e experiência e também consegue de alguma forma acompanhar a evolução deste mercado

As cervejarias que participam deste projeto como aceleradas até o momento foram a paulista Pratinha, a catarinense Lohn e também a fluminense Hocus Pocus.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: